Volta ao Mundo Melhor Idade • 2013

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

segunda-feira, 22 de abril de 2013

HONG KONG • Cultura Diferente


Transvias
Em Hong Kong poucas pessoas falam inglês, depois da devolução da ilha em 1997 com a famosa frase do premier chinês  "a partir de hoje somos donos de nossa propia casa ",  houve uma grande migração chinesa que não fala uma palavra em inglês, e por outro lado teve uma saia grande de americanos, canadenses e ingleses imaginando que haveria mudanças ao regime comunista chinês.

Mesmo assim não pergunte nada a um chinês Se não esta com tempo sobrando! Se não entendem chamam a um amigo, ou pegam o iphone e começam a pesquisar tua pergunta até resolver. Extremamente esforçados e para não passar por antipático, vc fica esperando.
Transvias

Predomina o comercio de alto luxo, no centro há no mínimo 5 lojas por quarteirão que vendem Rolex e joalherias, e cheguamos a contar até 11 lojas em um único quarteirão, nos shopping estam uma ao lado da outra (pensavamos que ocidente era a Meca do consumo, grande engano nosso!).

Nos finais de semana estas lojas lotam ao ponto de ter uma vendedora na porta, não deixando entrar até alguém se desocupar. Em todas as estações de metrô tem shoppings gigantescos e praças de alimentação.

Isto que parece uma sopa, o povo come a toda hora, de manha cedo, ao meio dia, no lanche da tarde, não te oferecem bebida ao te sentar já trazem xícaras com chá.






Isso é uma espécie de Mc Donald chinês, sempre lotados e as iguarias são os "din sun" os que tem uma massa bem fininha te servem 3 ou 4 nas cestinhas bem quentes e o outro com massa normal é meu preferido e o "Hit nham" de carne de porco.


O café da manhã em hotel tem muita salada, azeitonas, alcaparras, pickles.

Tem "gonchee" uma sopa de arroz sem tempero que se condimenta a gosto com amendoim, alho seco, etc.

Arroz frito e de todo tipo, feijão e não falta tomate ao forno.

Não tem queijo nem presunto.

Nas compras tem que ficar bem esperto, porque o atendimento não é para turistas.

Os doces chineses não são tão doces como os nossos, muito bom para nosso paladar.

Detalhe, com a dieta de sopão e chá as chinesas são todas magrinhas.

Ao sair de Hong Kong uma van do hotel te leva até o metrô que vai a 135 km/h, em 20 minutos se chega ao aeroporto. Ao entrar a surpresa: dava para fazer o check in ali mesmo no metrô. Pintou a dúvida, deixamos ou não as bagagens? vão perder? DEIXAMOS! Rapidinho, fomos sem malas, levinhos, sem pressa, tudo 10, tinha balcões de todas as aéreas importantes, sem fila, sem stress, trabalhando desde 5:30hs.

No aeroporto viajamos de Hong Kong a Bangkok pela Cathay aérea de Hong Kong, no check in
tinha 60 atendentes, imagina se vai ter fila.

HONG KONG • RESUMO

Possue componentes asiáticos bem marcados, uma cidade populosa de trânsito intenso, barulhenta, mas muito limpa, com forte apelo consumista, orientada aos produtos de beleza e jóias.

Povo simpático e atencioso pesar das limitações idiomáticas.

Construída em meio de morros, com prédios gigantescos (78 andares c/ 45elevadores) em terrenos próximos ao mar, muita tecnologia para região de tufões e muita confiança na tecnologia Piers e portos de aguas limpas. Convive em Armonia a modernidade e o tradicional chinês.

Pela geografia da cidade dá uma espécie de nevoeiro/cerração diariamente com chuvas freqüentes.

Locais públicos como restaurantes, cafés, lojas, calçadas, sempre cheios de gente.

Com atrações de todos os tipos, e o turista não se sente explorado, muito pelo contrário.

HONK KONG • SERVIÇOS

Hotel Ibis Hong Kong Central e Sheung Wan, tem vans free desde a estação HK última estação do trem do aeroporto, pegar ramal H1pq, saem diferentes roteiros, igual para voltar. Ou seja, que por 80 hkd vai aeroporto-hotel. Chegando atenção, recepção fica no 5to andar. Hotel Recém inaugurado com WiFi free, e Mac's free para uso, tv grande, cafeteira, e água free todo dia. Café bom, pago, padrões asiático. Quarto pequeno padrão ibis, localizaçã muito boa, dá para chegar andando ao pier 7, escada rolante, hollywood road e outras atrações. Staff nota 10.

Para conhecer rápido BIG BUS TOUR, por 48h, 450 hkd por pessoa, pode subir e descer quantas vezes quiser, vários roteiros, com ferry, noturno, Sampan tour, muito bom, entregam o que prometem, muito eficientes. www.bigbustours.com.


Postagens populares