Volta ao Mundo Melhor Idade • 2013

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

domingo, 7 de julho de 2013

CANADA • Início - Montreal

 Canadá • Informações do País

É o segundo maior território do mundo, só perde para a Rússia. Ocupa grande parte da América do Norte, bilingüe e multicultural com ingles e francês como linguas oficiais. Um dos maiores IDH índice de desenvolvimento humano) 0,961.

A fronteira terrestre com EUA é a mais extensa do mundo.

Visitamos só a parte Leste, a mais francesa, em época de safra dos "Arces Vermelhos Canadenses" (sua folha está na bandeira do país), se extrai dele o siropeo ou miel de maple, xarope de sabor doce e suave, para fazer 1lt se necesita 40lts de seiva. Acompanha cafés e sobremesas, também batata e carnes com o mel. Aproveitamos e saboreamos vário produtos.

O hockey esporte nacional, e o motorhome e o brinquedo da melhor idade, nunca vimos tanta revenda de motorhome na estrada, nem em tanta quantidade.




Montreal

Montreal é a segunda maior cidade, é uma ilha do rio St. Lawrence, está a 190km de Otawa, a capital do país e a 275 km da capital do estado Quebec, esta posição estratégica e sua raiz bilingüe atraem empresas européias para ter acesso aos mercados americanos e francês especialmente. É a segunda população de língua francesa depois de Paris. Seu nome deriva do "Monte Real", localizado no centro da ilha, cidade acolhedora, com pessoas de animo festivo.




Chegamos justo nos 10 dias do Festival Internacional de Jazz de Montreal, mais de 300 concertos outdoor e indoors de graça.









Na verdade dedicamos mais tempo à cultura e outdoors que a outro tipo de atrativos.


Comelçamos pelo passeio do Porto e os arredores:







Explorando os molhes e as redondezas: no inverno tudo congelado serve de pista de patinação.

Com os primeiros calores todo mundo sai à rua, quando pergunto se os lugares são seguros, o primeiro que perguntam é "você de onde é, aqui é mais seguro que Europa", "NO DANGER" repetem.












Tiramos esta foto do quartro do hotel, essa estrutura é de um espetáculo do Circo de Solei que forma parte da programação.

Abaixo lado ensaio do Circo de Soleil.





Montreal faz um bom marketing de sua cidade subterrânea que tem plano como se fosse linha de metrô, não é mais que extensões das estações de metro com comércio e restaurantes, é uma boa em época de neve, nós podiamos sair do hotel direto aos túneis do metrô, ir a rodoviária, ir almoçar, tudo protegido do frio e a chuva. A porta de comunicação não estava trancada, tinha pessoas usando para cortar caminho, com isso já tem uma idéia da segurança.













São aproximadamente 30Km de galerias subterrâneas.


Ilha de Sta. Helena: parques e museu

A Biosphera é um museu da evolução dentre outros



 Parque Jean Dropeau.










Estes mosaicos florais representam os brazões ou distintivos de diferentes organizações.





















O chateaux onde se encontram as artes florais e outras construções:













Mercado e ruas







Cidade Olímpica

Os estádios foram transformados em centro cultural e museus onde se recriam os bioclimas mundiais com suas temperaturas e suas características.







DICAS & INFORMAÇÕES

• Compramos um ticket para o fim de semana que vai desde 18hs da sexta feira até 5hs da segunda, para metrô e todas as lineas de onibus, por 12 dólares canadenses.

• De Nova York a Montreal, uma hora de viaje. Mas tivemos a primeira demora em aeroporto, a American Airlines cancelou o vôo e nos mandou a outro aeroporto (com taxi e lanche pago).

Breve em utilidades explicaremos como atuar e os cuidados a observar.

Postagens populares