Volta ao Mundo Melhor Idade • 2013

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

domingo, 9 de junho de 2013

Giro I • PENÍNSULA IBÉRICA - Lisboa


Lisboa

Situada no Estuário do Rio Tejo, é a cidade mais ocidental de Europa. Por ter este estuário privilegiado, foi motivo de cobiça de muitos povos e constantes invazões e lutas.

Nós diriamos que é a capital do self-service, desde a entrada a Potugal os postos de gasolina são, cada um se abastece, postos grandes de estrada tocado por uma pessoa que cobra, os parking se paga em maquinas, nos supermercados a gente pesa os produtos, cada coisa tem um número ao digita-lo aparece a foto, só toca-la e imprime a etiqueta, povo honesto tem suas vantagens, em compensação tem alto índice de desemprego .

Muita ATENÇÃO ao entrar nas autopistas, porque tem que pegar um ticket e se paga quando se sai, a primeira vez eu passei onde tinha luz verde sem barreira, e não deu nada, porque saímos em uma cidade pequena sem cobrança. Na autopista nada de pedagio e só andar, grande respeito pelo ser humano, nada de demora, os carros te ultrapassam e imediatamente vão para direita, a izquerda sempre livre, caminhão trancando nem pensar.

Os correios vendem um cartão pré-pago que sai um pouco mais barato, sempre é bom perguntar antes de entrar na autopista.

Na saída para pagar, chegar bem devagar para poder observar a figura de uma pessoa em cima, que ali é pago manual, para nós era melhor pelo troco e a pouca prática.

Aconselharia a primeira atividade ver na praça do Comercio: MEMÓRIAS DA CIDADE que com recursos multimídia, passam a historia até hoje, Seniors 4 euros, assim se começa com uma boa base e compreende melhor o resto. www.lisboastorycentre.pt



Monumento Marquês de Pombal
Av. Da liberdade, que começa no monumento do Marquês de Pombal, o herói nacional, ali é o km 0 de Lisboa, varias avenidas convergem ali. O cara depois do terremoto seguido de maremoto e depois incêndio de 1755 que matou 30.000 pessoas, e acabou com a cidade, foi quem tomou o comando da reconstrução, porque o rei nada fazia.







Com a frase .... Vamos enterrar os mortos e cuidar dos vivos.... enforcou saqueadores, organizou agricultura, indústria, educação, fez tudo.

Como era costume na época está com um leão pela força e
astúcia do animal.







Primeira praça de touros, frente ao hotel Holiday Inn Continental Lisboa Centro de Lisboa.









Vista alto


Outra vista de Pombal desde o parque Eduardo VII, o ponto mais alto da cidade com vista ao rio Tejo no fundo.






Lisboa Nova

Mirante

Em 1998 foi realizada a Exposição Internacional de Lisboa. Com tema os oceanos patrimônio do futuro para o evento foi criada uma infra-estrutura hoje conhecida como parque das nações ou parte nova da cidade.



Justamente neste domingo show do conjunto inglês One Direction, sensação teen do momento, público feminino na totalidade.









Rodoviária imitando as construções góticas de Lisboa




Nas redondezas da torre de Belém está o monumento às combatentes na ordem, a costaneira, saída de barco, hidro avião o primeiro a fazer a travessia ao Rio, e a torre que defendia a cidade.





Hidro Avião


















Vistas desde a parte alta da cidade.

Vista da parte mais alta da cidade.

A maior furada descer com transvia, 3,60 euros para fazer 100 mts de descida, falam que são 15 minutos de percurso, mas os 15 minutos são de espera entre trem e trem, merece "Top 100" ???








Praça do Comércio
O local onde tudo aconteceu

Conhecida como Praça do comércio / Casa das Índias, era onde saiam e chegavam as caravelas, com as novidades do novo mundo.

Praça do Comércio


Pereitura de Lisboa
Shopping Vasco da Gama
Prefeitura e shopping Vasco da Gama na parte nova, muito bom, recomendamos A CHOUPARIA buffet de comida portuguesa por 12 euros.










Conclusão Lisboa

Para quem veio a pouco de Madrid, Lisboa choca um pouco pela falta de cuidado com a cidade, limpeza urbana deixa muito a desejar.

Arte Urbana, foto by Americo.

O Fado: é a alma de Portugal, significa DESTINO e fala de amores, de tristezas, sorriso, da saudade...

Dizem que Ulises fundou Lisboa porque há vestígios de um templo grego.

Na nossa opinião (Americo & Principessa):

Terra de homens valentes e corajosos que modificaram a terra e a humanidade com suas dádivas: cartas de navegação, aumento de velocidade dos navios (velas), novos produtos, animais e povos desconhecidos.



Postagens populares