Volta ao Mundo Melhor Idade • 2013

Somos um casal na Melhor Idade que ajuda outras pessoas a planejar e realizar a viagem de seus sonhos, com dicas, orientações, elaboração de etinerários e planejamento...

terça-feira, 25 de junho de 2013

Avaliação "Giro-Móvel" • Aluguel do Carro

Alugamos por intermédio do site Hot Hire, onde procura a melhor oferta, neste caso foi da Enterprice. Muito boa para nós, nos deram upgrade porque não tinham carro econômico na hora da entrega.



Pagamos 9 euros por dia com uma franquia bem alta, 14.000 euros, a outra opção era 750 euros mais o preço triplicava.

Parece loucura mais não é, as ocorrências quase sempre são aranhões no parking ou amassado por descuido que são menores que 750, por tanto você paga. Roubo de carro não existe. No caso de perda total, um carro da marca novo custa 9.000 euros, usado com 32.000 km como o nosso deve valer 5.000 euros, por tanto estavamos arriscando só 4.000 euros.

Apesar de parecer um negócio da China um carro por 9 euros, não é. Vamos considerar as outras despesas:

Aluguel..........................................9 euros
Diesel (10lt/dia)..............................15 euros
Pedagio (8E/100km).........................12 euros
Estacionamento.............................10 euros

O cálculo acima está feito para 150 km por dia para que feche com o total de km, porque teve dias parado.

O valor total/dia da 46 euros. Mais possíveis multas que poderiam vir.

Utilidade Pública:

Os postos de combustível em Portugal são todos self-service, na Espanha um 50%. Ao diesel chamam "gasoleo".

Nos pedágios não passar onde esta a luz verde sem barreira, esses são os pré pagos ou conveniados. Na entrada da autovia só retirar o ticket que sai automático, não tem que apertar nada.

Na saída para pagar sempre fugimos do caixa automático pelo troco e por caipira, sempre olhar onde tem uma figura humana (que é atendimento por funcionário).

Até que um domingo não tinha ninguém no pedagio, tivemos que encarar o caixa, sorte que tinha um na frente:

1o. encaixa o ticket na ranhura que pisca em vermelho, está indicada a posição da parte magnética.

2o. aparece o valor bem grande numa tela

3o. colocar notas onde pisca uma luz, e as moedas num pratinho que não esta sinalizado

NÃO é ranhura, é como um recipiente que sobresae, joga todas as moedas, ele fecha, e da o troco, NÃO esqueça o troco, porque ele abre antes e você pode acelerar da empolgação.

ATENÇÃO: não vai nunca numa autopista pelo nome da cidade de destino, porque tem inúmeras alternativas, primeiro você define por onde irá, por ex. Barcelona AV 6, vc só vai olhar AV 6, ignora todas as outras saídas.

Na autovia não vai ter cruzamento, nem retornos, nem curvas fechadas, os postos de gasolina estão na saída, em algumas cidades tem que entrar, não é bom deixar chegar na reserva.

Nas cidades históricas que foram construídas envolta de uma muralha, são todas em circulo e estreitas, prestar ATENÇÃO que pode ter um semáforo que libera primeiro um sentido ou outro.

ATENÇÃO: muito cuidado nas rotatórias de Madrid (e outras cidades), abre o semáforo você começa a virar e tem outro semáforo que abre para a outra mão, não temos este tipo de coisa no Brasil, se não sabe disso é fácil bater, porque vai acelerando, outro cuidado dobrado ao virar uma esquina porque está aberta a faixa de pedestre, você pára e se não tem ninguém atravessando vai.

Outra lógica diferente é na entrada da autopista. Eu ia para a A6 e não estava sinalizada em lugar nenhum, só  A1 que ia para o lugar exatamente oposto, tem que ir em frente porque vai vir na ordem A2, A3, A4 até A6.

Não tem placa que indique todas as direções mais importantes, e nessa hora o GPS sempre falha, parece brincadeira!

Postagens populares